Pesquisar este blog

Parece que não, mas existe diferença daquilo que é fato e do que é verdade. Para nós cristãos, interessa saber quais são as verdades de Deus sobre nós, que são absolutas e estão disponíveis nas Sagradas Escrituras.

Sobre todas as circunstâncias que vivemos, devemos comparar com as verdades bíblicas que tem resposta para todo e qualquer fato.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.." Jo. 8:32


SEJA BEM VINDO!


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Desmitificando os heróis da Bíblia


  Toda criança tem um super-herói favorito. Podem ser os de filmes de ação, dos quadrinhos, os pais, enfim, a figura de alguém que inspire segurança, confiança, força, coragem, determinação, alguém que não pode ser derrotado, enfim: na visão infantil, eles são perfeitos.
 Podemos encontrar na Bíblia vários exemplos de pessoas que foram verdadeiros heróis nas mãos de Deus, através da fé que possuiam, na perseverança do chamado, na determinação em cumprir aquilo que os fora ordenado, que mudaram a história de sua época.
Pessoas como Abraão, Moisés, Josué, Gideão, o profeta Elias, Daví, o apóstolo Paulo, homens que tiveram suas histórias eternizadas nas páginas da Bíblia, estavam apenas disponíveis para realizarem um propósito, que estava além da compreensão humana.
É fato e também verdade que eles são referência até os dias de hoje. Homens que embora pareçam flutuarem acima do bem e do mal, são homens. Quase mitos, quase....
Abraão, pai da fé, se precipitou e teve um filho com Agar, Moisés matou um homem no deserto e bateu na rocha com ira, Noé se embebedou, Elias tentou fugir de Deus, Daví cometeu adultério e assassinato, e por aí vai....

   Quero fazer uma observação importante aquí: desmitificar não é desmerecer. Embora tudo o que vimos aquí seja um fato inegável e verdade absoluta que estes homens são para nós exemplos de vida, de fé, de paixão e reverência, a própria Bíblia quebra toda e qualquer hipótese de perfeição, de homens desprovidos de emoções humanas, e alheios á toda e qualquer sujeição que um ser humano neste mundo pode sofrer.
A igreja de forma geral muitas vezes trata estes homens como mitos, heróis que, embora imortalizados pelas escrituras, eles viveram, venceram, erraram, fracassaram, aprenderam, choraram, sorriram, superaram seus limites e medos, pecaram, precisaram do amor, do perdão e do favor de Deus em suas vidas, e morreram...
O que quero compartilhar neste texto, é que estes homens eram como eu e você, sujeitos á tudo aquilo que nós estamos sujeitos: ("Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra"Tg. 5:17)

Agora a pergunta: por que nós , aos olhos das pessoas, da igreja, dos líderes, da sociedade, de nós mesmos,  temos que "fazer o tipo perfeito"?
Vivemos tanto em prol da aparência , que nos preocupamos mais com o pecado do que buscar  e alcançar o alvo que é Jesus, e viver uma vida livre de cargas e jugos muitas das vezes humanos.
Cobramos uns dos outros aquilo que nem os heróis da fé possuíam: a perfeição.
Devemos sim, estarmos dispostos á buscar aquilo que fez de homens comuns, verdadeiros gigantes: o poder que vem do alto, o poder de Deus, o propósito santo do Senhor para as nossas vidas, Sua vontade, Seu querer, Seu reino e a Sua justiça...  não para sermos auto-suficientes, arrogantes, vaidosos pelo conhecimento que possuimos, buscando a satisfação do ego, mas sim em prol do Reino e daqueles que serão alcançados por Ele.

Depois destes heróis bíblicos muitos outros vieram no decorrer da história. Homens e mulheres comuns, mas que nas mãos de Deus se tornaram instrumentos poderosos , capazes de mudar a história de pessoas e até de cidades inteiras.
Ainda existem espalhados pelo mundo estes gigantes de Deus, anônimos para nós , mas profundamente conhecidos no céu. Homens e mulheres comuns. Como eu e você. Jesus mesmo disse que Nele faríamos obras maiores que aquelas vistas pelos discípulos.


Sejamos nestes tempos de religiosidade e aparência, verdadeiros heróis do Senhor , perseverando na verdade!!

Um comentário:

  1. Assim como nós, eles eram de carne e osso, porém cheios do poder de Deus!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre o post !

Seguidores

Visitantes