Pesquisar este blog

Parece que não, mas existe diferença daquilo que é fato e do que é verdade. Para nós cristãos, interessa saber quais são as verdades de Deus sobre nós, que são absolutas e estão disponíveis nas Sagradas Escrituras.

Sobre todas as circunstâncias que vivemos, devemos comparar com as verdades bíblicas que tem resposta para todo e qualquer fato.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.." Jo. 8:32


SEJA BEM VINDO!


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Muito discurso , porém pouca atitude

















Tenho ouvido e lido recentemente, comentários em vídeos, sites e blogs, matérias sobre o meio evangélico em revistas seculares e evangélicas, a respeito do que conhecemos como “os pensadores contemporâneos do meio evangélico” , ou “os que romperam corajosamente com o silêncio” e estão expondo a quem quiser ver e ouvir , as mazelas do meio evangélico, as mentiras religiosas, as manipulações asquerosas que muitos líderes, inclusive alguns de renome, fazem descaradamente e levam multidões ao engano, e as suas frustrações diante disso tudo.
Muitos destes foram citados como “Os novos evangélicos” pela Revista Época (matéria agosto/2010), e há outros que não foram citados pela revista, mas expressam seus pensamentos e expõem suas críticas em seus sites e blogs ao “modelo gospel” que muitos estão engolindo goela abaixo sem questionar na Bíblia se procede tais ensinamentos.
Antes de começar a escrever o que o título se propõe , quero ressaltar que este blog é para levar os leitores a confrontar a vida cristã e suas inerências á luz da Palavra , á verdade bíblica, e não naquilo que eu acho e entendo como verdade.
A Palavra de Deus é a verdade absoluta.

Feitas as considerações, eu pergunto na forma daquele que tem muito a aprender , mas não vive em hipótese alguma adormecido pelo senso comum, aos intelectuais do meio cristão o que as suas críticas tem contribuído para o meio evangélico ?
Pastores escritores cantores, tem disparado suas críticas ás esquisitices do nosso meio, ás bizarrices nos cultos que mais parecem sessões de centro de macumba, ás manipulações com textos bíblicos para tirar dinheiro das pessoas, aos “artistas da música gospel” que compõem músicas meramente comerciais de pouco ou nenhum enriquecimento espiritual , e concordo com o que dizem, e de fato é nojento o que está sendo feito com a igreja evangélica brasileira.
Mas o que está sendo feito de fato e de verdade além do discurso inflamado, cheio de críticas e indignação, além da tentativa de “abrir os olhos das pessoas”. ?

O que tenho visto é um monte de gente seguindo os “pensadores cristãos” e fazendo destes "gurus do meio gospel", homens que tem a resposta, que encabeçam ( voluntariamente ou não) um movimento para reforma da igreja evangélica, mas que não está passando de discurso , ideologia e mágoa dos desafetos pessoais entre  líderes que estão na mídia.
Embora muitas coisas que dizem não deixam de ter razão, mas a forma que colocam ridiculariza os cristãos, deixa claro á sociedade que nós evangélicos estamos falidos em nossa identidade religiosa, que somos hipócritas ( e muitas vezes somos), e não merecemos crédito, porque somos extremamente divididos.
Parece um tiro no pé !
De um lado temos os aproveitadores, raposas liderando ovelhas, igrejas pseudo-evangélicas com praticas e rituais de seitas afro-religiosas, do outro os legalistas da pior espécie que com rigor farisaico oprimem o povo com moralismo e falsa santidade, e em outro extremo os intelectuais de plantão, os que possuem a lucidez e criticam vorazmente este modelo pernicioso de igreja que temos Brasil afora.
Então pergunto: o que estamos fazendo para mudar isso? Falo de agir e não mais discursar, e vender livros sobre o assunto, ou compor músicas de protesto.

Sabe queridos, um novo convertido ou alguém que tem o desejo de se entregar ao evangelho, quando ouve Caio Fábio com seus termo chulos , falando dos “pastores safados” e cita A,B,C , S.M , M.F. como escória no meio da igreja ( mesmo que possa haver alguma razão), perde qualquer intenção de se lançar aos pés de Jesus, pois não quer correr o risco de ser enganado, e então generaliza tudo e todos..
Estes "pensadores" como Ricardo Gondim, Ed René, Ariovaldo Ramos, o cantor João Alexandre (com a música É proibido pensar), que são homens de Deus e entendem muito mais da história da igreja brasileira e da teologia do que eu, não contribuem em nada com esta postura de soltar no ventilador suas indignações, e o que se vê muitas vezes é uma fogueira de vaidades, de desafetos entre pessoas, pastores, denominações que se odeiam, conceitos e ideologias. Mais confunde os leigos do que ajuda. Em quem acreditar ?
Novamente pergunto: após o desabafo de muitos destes “pensadores contemporâneos”, a igreja evangélica passou a buscar as suas raízes na Palavra, a sua verdadeira essência, o seu verdadeiro sentido de existência ?
Voltamos ao primeiro amor? Passamos a proclamar o evangelho com mais fervor, e dar o exemplo do que o corpo de Cristo deve ser e fazer? Estamos edificando ou reedificando a igreja com esta postura crítica e comentários ácidos ?
É verdade que está escrito em Mt.24 que “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará... se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Devemos alertar e ensinar as ovelhas a respeito das raposas. Mas não entrar em guerra com ninguem, nossa luta não é contra carne e sangue.
Viramos juízes ? Levantados por quem ? Existe este ministério ?
O que o diabo quer é isso: dividir o povo de Deus em facções, doutrinas humanas, contendas, e escândalos... uma casa dividida não prevalece (Mt 12:25).

Como homens e mulheres de Deus, devemos parar de discursar e nos humilharmos perante o nosso Deus, e clamarmos pela igreja do Senhor Jesus, pedirmos misericórdia porque não estamos fazendo nada que de fato mude a vida das pessoas e da sociedade que estamos inseridos. A igreja está reclusa no seu papel.
Recentemente levei meu grupo de jovens para evangelizar na rua , e fizemos também um louvor na praça, local frequentado por viciados em drogas.
Algumas pessoas que moram naquela região ficaram impressionadas e comentaram : “Que bom , nunca nenhuma igreja fez isto aquí”
E graças á Deus, temos bons resultados deste dia . Este é o nosso papel !
Peço á este homens que tem tanta projeção na mídia, que são tão venerados pelas massas, que estimulem as igrejas, o povo de Deus, á buscarem por um mover do Espírito, não para lotar igrejas de gente sem compromisso, mas para gerar arrependimento, mudança de valores, de vida, de prioridade com o reino.
È tempo de unirmos forças e proclamarmos o evangelho puro e simples, de sairmos ás ruas não para fazer marcha e sair na televisão, mas de sairmos e sermos notados como povo do Deus Altíssimo, a igreja que Jesus virá buscar.
Não sou contrário á estes homens que citei, nem também apaixonado pela visão deles.

Sobre os que usam a igreja para enriquecer, para explorar os simples, para extorquir, enganar, persuadir para seu próprio interesse, no tempo oportuno Deus virá com justiça e estes colherão os frutos.
Como jovem e inexperiente que sou, gostaria de ver homens como os que citei no texto arrebanhando o povo para saquear o inferno, e não nos frustrar com as suas razões, filosofias e ideologias, mostrando como as pessoas e a igreja são falhas. Já sabemos disso.
É hora de darmos exermplo agindo. Sendo corpo de Cristo e tratando os doentes, apresentando vidas á Jesus, discipulando, fazendo a diferença. Mais do que jargões , é agir no poder do Espírito !!

Voltemos ao modelo de Cristo, como igreja de Cristo, professando de fato e verdade a fé do verdadeiro evangelho

“Por mais defeito que tenha a Igreja Evangélica, é a Igreja de Cristo. Ele a ama com todos os seus defeitos e pelo Poder do Seu Espírito, o Senhor está preparando-a para o dia glorioso em que vai se encontrar com ela nos ares. O papel daqueles que se acham muito entendidos e certinhos, é orar pela Igreja de Jesus, é orar pelo seu povo, para que não seja enganado, não seja confundido, e ande em integridade diante de Deus e dos homens.” Nádia Ribeiro

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Escondendo-se de Deus

“Abriram-se então, os olhos de ambos, e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si” Gn. 2:7

O que mais me chamou a atenção neste texto tão conhecido, além deste evento tão emblemático que foi a queda do homem, que mudou todo o curso da história e gerou conseqüências de incrível proporção tanto no campo espiritual, quanto humano, foi a atitude de Adão e Eva no versículo 7.
O pecado havia oficialmente contaminado a espécie humana , a única espécie com intelecto para decidir se obedeceria ou não a ordem dada por Deus , de não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Não havia precedente do ocorrido. Ambos desfrutavam de toda liberdade do Éden, e principalmente, da costumeira presença de Deus.
Após a queda, tanto o homem quanto á mulher tiveram entendimento do que fizeram , e logo tomara a segunda decisão errada: esconderam-se de Deus.
É fato , que antes de se esconderem, quiseram amenizar o constrangimento que estavam sentindo cobrindo-se com folhas, pois estando nus, e já possuindo malícia , julgaram então estarem em estado vergonhoso.

Como havia comentado logo acima, a atitude deles me chamou a atenção, porque ambos foram criados por Deus, os primeiros humanos na face da terra ( me desculpe se alguém ainda acredita na teoria da evolução ), mas não O conheciam suficiente para saber que atitude tomaria Ele após a queda...
Mais do que vergonha, eles tiveram medo, pois sabiam que erraram, e que Deus, o Criador Todo-Poderoso, poderia encontrá-los.
Tinham noção que pecaram, mas não tinham conhecimento sobre o amor de Deus, e a possibilidade de salvação. Parecia que tudo estava definitivamente arruinado.
Apesar de sabermos que a resposta para humanidade sobre o pecado é o plano da salvação, o sangue de Cristo na cruz do calvário que nos purifica de todo pecado , e que através da fé em Seu nome, e da remissão por Seu sangue não há condenação, fazemos muitas vezes como Adão e Eva: nos escondemos de Deus, mesmo sendo algo um tanto ingênuo, pois nada está oculto aos olhos de Deus. ( Salmo 139)

Como qualquer pessoa ,estamos sujeitos ao erro e ao pecado, e nem sempre temos a consciência que  o pecado que nos distancia de Deus, este mesmo pecado pode nos aproximar  Dele numa atitude de rendição, arrependimento, reconhecendo nossa dependência á Ele, e a  incapacidade de gerarmos em nós mesmos a santidade que O agrada.
Santidade é fruto de comunhão e intimidade com Deus, não entenda santidade apenas como comportamento ou moralismo. Comportamento é consequencia de vida com Deus.
A palavra nos ensina que se pecarmos Ele é fiel e justo para nos perdoar.
 Fiel á Sua palavra que não pode mentir....fiel ao plano de salvação que Ele mesmo concluiu na cruz do calvário...
Em Romanos 8.1. diz: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Devemos então estar ligado á Ele...
O pecado , na etmologia da palavra , significa errar o alvo, dessa forma, fica evidente que não temos em nós mesmos condições de atingir a plena perfeição. O homem , já na essência é inclinado ao pecado.
Quando nos aproximamos de Cristo, declaramos nossa total dependência, e que mesmo errando o alvo, Ele nos purifica de todo pecado, e nos revela Sua graça.
Graça, no grego, favor imerecido , já está disponível á todos que erraram, reconheceram o erro, e desfrutam das riquezas da graça, pois onde abundou o pecado , superabundou a graça !!

Não se esconda de Deus . Deixemos que tudo em nossa vida nos leve á uma comunhão maior com Deus , até mesmo pelos nossos erros.

Seguidores

Visitantes